|
|
Acaba de ser publicado o livro “Francisco Laranjo – Solidão e Utopia” que congrega um conjunto de trabalhos concebidos entre 1977 e 2012, escolhidos pela crítica e professora Laura Castro.
Trata-se de uma edição de luxo, coordenada pelo editor José da Cruz Santos, propositadamente criada para os laboratórios Bial. Com prefácio de Vasco da Graça Moura e apresentação da própria Laura Castro, a obra insere trabalhos de Laranjo na área da pintura, desenho e escultura.
Esta recente obra gráfica poderá considerar-se uma abordagem diferente do seu trabalho e que está à disposição de um público mais diversificado.
Originais do livro integrarão a mostra “Francisco Laranjo – Obras seleccionadas 1977-2013” que abrirá a 5 de outubro pelas 17h e estará patente até ao dia 5 de dezembro, na Baganha Galeria, Porto.
O pintor entende que a exposição corresponderá a uma espécie de “saudação ao livro” e será uma oportunidade de se poderem observar ao vivo as várias dezenas de obras.
Francisco Laranjo, que este ano comemora o 35º aniversário da sua carreira artística, e que é simultaneamente director da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, considera que a sua mostra, que ocupará as quatro salas da Baganha Galeria, será uma das maiores que até agora realizou.
|